top of page

Grupo 3

Nosso objetivo nessa fase é familiarizar a criança com o mundo das letras e dos números, exploramos a forma lúdica de ensinar fazendo com que a aprendizagem seja algo prazeroso e divertido.

Metas a serem atingidas:

  • Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;

  • Valorizar ações de cooperação, solidariedade e respeito;

  • Desenvolver a coordenação visomotora;

  • Desenvolver o movimento de pinça para manusear o lápis adequadamente;

  • Reconhecer seu nome e o dos colegas;

  • Reconhecer o próprio nome e nomear as letras que o compõe;

  • Nomear as vogais visualmente e auditivamente;

  • Fazer a contagem de 1 a 10 e reconhecer os números graficamente;

  • Saber conceitos de grande/pequeno, perto/longe, leve/pesado, aberto/fechado, grosso/fino, rápido/ devagar, etc.;

  • Reconhecer as formas geométricas círculo, quadrado, triângulo e retângulo;

  • Reconhecer os animais e suas características;

  • Diferenciar os meios de transporte e as profissões;

  • Cantar músicas do repertório infantil;

  • Recontar histórias;

  • Identificar e descrever membros da família e da escola;

  • Perceber o esquema corporal (cabeça, tronco e membros);

  • Expressar suas necessidades fisiológicas.

Grupo 4

Nessa fase a criança amplia sua capacidade de autoconhecimento e, consequentemente, de se comunicar e interagir socialmente, estabelecendo vínculos afetivos positivos e bem definidos com outras crianças e adultos.

Metas a serem atingidas:

  • Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;

  • Valorizar ações de cooperação, solidariedade e respeito;

  • Reconhecer todas as letras do alfabeto;

  • Escrever todas as letras do alfabeto em letra bastão;

  • Discriminar os sons do início das palavras;

  • Diferenciar as vogais das consoantes;

  • Diferenciar números de letras;

  • Fazer a contagem até 30;

  • Reconhecer e escrever os números até 30;

  • Saber conceitos de maior/menor, igual/diferente, antes/depois;

  • Conseguir sequenciar e classificar objetos;

  • Reconhecer as formas geométricas círculo, quadrado, triângulo e retângulo;

  • Desenvolver a coordenação motora fina por meio da escrita, do desenho e da pintura;

  • Desenvolver a autonomia no cuidado com a higiene pessoal e organização de seus pertences;

Conscientizar sobre a preservação e respeito à natureza;

Grupo 5

Nessa fase preparamos as crianças gradualmente para ingressar no 1º ano do ensino fundamental com segurança, propiciando à criança confiança para enfrentar os possíveis obstáculos que esta nova fase irá lhe impor, assim sua transição será mais tranquila e agradável.

Metas a serem atingidas:

  • Desenvolver a autonomia no cuidado com a higiene pessoal e organização de seus pertences;

  • Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;

  • Desenvolver a coordenação motora fina por meio da escrita, desenho, pintura, recorte e colagem.

  • Reconhecer todas as letras do alfabeto;

  • Fazer a escrita em letra bastão;

  • Escrever e ler as sílabas simples (não obrigatoriamente);

  • Fazer a leitura de palavras com sílabas simples (não obrigatoriamente);

  • Realizar cópia de palavras e frases curtas da lousa para o caderno;

  • Fazer a contagem até 50;

  • Reconhecer e escrever os números até 50;

  • Conhecer os sinais de maior/menor, igual/diferente, mais/menos;

  • Realizar operações de adição e subtração com números simples;

  • Cantar músicas do repertório infantil;

  • Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente;

whatsapp (1).png
bottom of page