Grupo 3
Nosso objetivo nessa fase é familiarizar a criança com o mundo das letras e dos números, exploramos a forma lúdica de ensinar fazendo com que a aprendizagem seja algo prazeroso e divertido.
Metas a serem atingidas:
-
Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;
-
Valorizar ações de cooperação, solidariedade e respeito;
-
Desenvolver a coordenação visomotora;
-
Desenvolver o movimento de pinça para manusear o lápis adequadamente;
-
Reconhecer seu nome e o dos colegas;
-
Reconhecer o próprio nome e nomear as letras que o compõe;
-
Nomear as vogais visualmente e auditivamente;
-
Fazer a contagem de 1 a 10 e reconhecer os números graficamente;
-
Saber conceitos de grande/pequeno, perto/longe, leve/pesado, aberto/fechado, grosso/fino, rápido/ devagar, etc.;
-
Reconhecer as formas geométricas círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
-
Reconhecer os animais e suas características;
-
Diferenciar os meios de transporte e as profissões;
-
Cantar músicas do repertório infantil;
-
Recontar histórias;
-
Identificar e descrever membros da família e da escola;
-
Perceber o esquema corporal (cabeça, tronco e membros);
-
Expressar suas necessidades fisiológicas.
Grupo 4
Nessa fase a criança amplia sua capacidade de autoconhecimento e, consequentemente, de se comunicar e interagir socialmente, estabelecendo vínculos afetivos positivos e bem definidos com outras crianças e adultos.
Metas a serem atingidas:
-
Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;
-
Valorizar ações de cooperação, solidariedade e respeito;
-
Reconhecer todas as letras do alfabeto;
-
Escrever todas as letras do alfabeto em letra bastão;
-
Discriminar os sons do início das palavras;
-
Diferenciar as vogais das consoantes;
-
Diferenciar números de letras;
-
Fazer a contagem até 30;
-
Reconhecer e escrever os números até 30;
-
Saber conceitos de maior/menor, igual/diferente, antes/depois;
-
Conseguir sequenciar e classificar objetos;
-
Reconhecer as formas geométricas círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
-
Desenvolver a coordenação motora fina por meio da escrita, do desenho e da pintura;
-
Desenvolver a autonomia no cuidado com a higiene pessoal e organização de seus pertences;
Conscientizar sobre a preservação e respeito à natureza;
Grupo 5
Nessa fase preparamos as crianças gradualmente para ingressar no 1º ano do ensino fundamental com segurança, propiciando à criança confiança para enfrentar os possíveis obstáculos que esta nova fase irá lhe impor, assim sua transição será mais tranquila e agradável.
Metas a serem atingidas:
-
Desenvolver a autonomia no cuidado com a higiene pessoal e organização de seus pertences;
-
Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;
-
Desenvolver a coordenação motora fina por meio da escrita, desenho, pintura, recorte e colagem.
-
Reconhecer todas as letras do alfabeto;
-
Fazer a escrita em letra bastão;
-
Escrever e ler as sílabas simples (não obrigatoriamente);
-
Fazer a leitura de palavras com sílabas simples (não obrigatoriamente);
-
Realizar cópia de palavras e frases curtas da lousa para o caderno;
-
Fazer a contagem até 50;
-
Reconhecer e escrever os números até 50;
-
Conhecer os sinais de maior/menor, igual/diferente, mais/menos;
-
Realizar operações de adição e subtração com números simples;
-
Cantar músicas do repertório infantil;
-
Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente;