top of page

Berçário

 

Temos como objetivo acolher o bebê de maneira que sua adaptação à rotina da escola transcorra de maneira tranquila e prazerosa. É um período importante para a criança, uma fase onde carinho, amor, respeito e rotina são essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Metas a serem atingidas:

  • Estimular a percepção do corpo e do mundo a sua volta;

  • Desenvolver o sistema motor estimulando a criança nas fases de rolar, sentar, engatinhar e andar;

  • Estimular o desenvolvimento da fala através de conversas com os bebês;

  • Fazer a estimulação auditiva e o desenvolvimento da expressão corporal por parte do uso da música;

  • Introdução da alimentação em comum acordo com a orientação do pediatra da criança;

Grupo 1

Essa é uma fase da vida de nossos pequenos em que eles começam a olhar o mundo de uma forma diferente, reconhecem pessoas e objetos com maior facilidade e exploram bem o espaço em que convivem. Por isso sua adaptação ao ambiente escolar deve ocorrer de maneira que a criança se sinta segura com sua educadora e com os amigos.

Metas a serem atingidas:

 

  • Orientar e incentivar as relações sociais;

  • Interagir com o grupo e socializar os brinquedos (respeitando o egocentrismo próprio dessa idade);

  • Inserir a rotina escolar;

  • Nomear adultos e colegas;

  • Conhecer as partes do corpo e nomeá-las;

  • Diferenciar as cores;

  • Conhecer as formas geométricas;

  • Manusear diversas texturas: liso, ápero, macio, duro, mole;

  • Conhecer os órgãos dos sentidos por meio de experimentações variadas;

  • Desenvolver o vocabulário através da contação de história e da música;

Grupo 2

    Nessa fase a criança já começa a demostrar sinais de maior independência, pois já tenta fazer algumas coisas sozinha. Sua chegada à escola deve ser acolhedora e principalmente respeitar o tempo da criança para se adaptar ao ambiente escolar.

Metas a serem atingidas:

  • Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;

  • Estimular o comportamento mais independente, desenvolvendo a autonomia;

  • Retirada da mamadeira, da chupeta e das fraldas;

  • Nomear e reconhecer o nome de familiares, amigos e educadores;

  • Conviver e respeitar regras e rotina;

  • Desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora grossa;

  • Desenvolver a coordenação motora fina por meio do uso de pincéis, giz de cera e colagens;

  • Reconhecer as cores e saber nomeá-las;

  • Nomear animais e diferenciar suas características;

  • Cantar músicas do repertório infantil;

  • Reconhecer a primeira letra do seu nome;

  • Reconhecer os meios de transporte e as profissões;

  • Reconhecer as formas geométricas círculo, quadrado e triângulo;

Fazer a contagem de 1 a 5 e reconhecer os números graficamente.

whatsapp (1).png
bottom of page