Berçário
Temos como objetivo acolher o bebê de maneira que sua adaptação à rotina da escola transcorra de maneira tranquila e prazerosa. É um período importante para a criança, uma fase onde carinho, amor, respeito e rotina são essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos.
Metas a serem atingidas:
-
Estimular a percepção do corpo e do mundo a sua volta;
-
Desenvolver o sistema motor estimulando a criança nas fases de rolar, sentar, engatinhar e andar;
-
Estimular o desenvolvimento da fala através de conversas com os bebês;
-
Fazer a estimulação auditiva e o desenvolvimento da expressão corporal por parte do uso da música;
-
Introdução da alimentação em comum acordo com a orientação do pediatra da criança;
Grupo 1
Essa é uma fase da vida de nossos pequenos em que eles começam a olhar o mundo de uma forma diferente, reconhecem pessoas e objetos com maior facilidade e exploram bem o espaço em que convivem. Por isso sua adaptação ao ambiente escolar deve ocorrer de maneira que a criança se sinta segura com sua educadora e com os amigos.
Metas a serem atingidas:
-
Orientar e incentivar as relações sociais;
-
Interagir com o grupo e socializar os brinquedos (respeitando o egocentrismo próprio dessa idade);
-
Inserir a rotina escolar;
-
Nomear adultos e colegas;
-
Conhecer as partes do corpo e nomeá-las;
-
Diferenciar as cores;
-
Conhecer as formas geométricas;
-
Manusear diversas texturas: liso, ápero, macio, duro, mole;
-
Conhecer os órgãos dos sentidos por meio de experimentações variadas;
-
Desenvolver o vocabulário através da contação de história e da música;
Grupo 2
Nessa fase a criança já começa a demostrar sinais de maior independência, pois já tenta fazer algumas coisas sozinha. Sua chegada à escola deve ser acolhedora e principalmente respeitar o tempo da criança para se adaptar ao ambiente escolar.
Metas a serem atingidas:
-
Interagir com o grupo e socializar os brinquedos;
-
Estimular o comportamento mais independente, desenvolvendo a autonomia;
-
Retirada da mamadeira, da chupeta e das fraldas;
-
Nomear e reconhecer o nome de familiares, amigos e educadores;
-
Conviver e respeitar regras e rotina;
-
Desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora grossa;
-
Desenvolver a coordenação motora fina por meio do uso de pincéis, giz de cera e colagens;
-
Reconhecer as cores e saber nomeá-las;
-
Nomear animais e diferenciar suas características;
-
Cantar músicas do repertório infantil;
-
Reconhecer a primeira letra do seu nome;
-
Reconhecer os meios de transporte e as profissões;
-
Reconhecer as formas geométricas círculo, quadrado e triângulo;
Fazer a contagem de 1 a 5 e reconhecer os números graficamente.